8, v.2Re-thinking communication as a health management instrument based on a dialogical perspectiveUse of an educational game for constructing concepts related to therapeutic communication author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Brazilian Nursing Communication Symposium
SIBRACEN


Abstract

TIGULINI, Regiane de Souza and MELO, Marcia Regina Antonietto da Costa. A comunicação entre enfermeiro, família e paciente crítico. In Proceedings of the 8. Brazilian Nursing Communication Symposium, 2002, San Pablo (SP, Brazil) [online]. 2002 [cited 24 February 2021]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000200047&lng=en&nrm=iso> .

A comunicação é a base do relacionamento entre seres humanos, exigindo do profissional enfermeiro um bom preparo nesta área. Especialmente nas situações de emergência, a comunicação fica abalada por conta da própria condição preocupante para os lados envolvidos: o enfermeiro, o paciente e a família. Este estudo objetivou realizar um levantamento das publicações produzidas a partir de 1990 acerca da comunicação entre o enfermeiro, a família e o paciente crítico. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica. Os dados foram obtidos através de consultas aos periódicos: Revista Latino-Americana de Enfermagem, Anais do SIBRACEN, Revista Brasileira de Enfermagem, Revista da Escola de Enfermagem da USP, Acta Paulista de Enfermagem, publicados a partir de 1990. Encontrou-se 12 artigos sendo que 7 (58,33%) abordavam a comunicação da enfermagem com o paciente crítico, 3 (25,00%) o relacionamento com a família e 2 (16,66%) o relacionamento paciente crítico e a sua família. A análise dos artigos mostrou que há necessidade de se implementar ações de forma a refinar a comunicação enfermeiro x paciente, a sistematização das orientações de modo a atender as necessidades dos familiares nesta situação assim como a comunicação efetiva nesta tríade.

Keywords : comunicação; enfermagem; paciente crítico; família.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese