Servicios
Simposio Brasileño de Comunicación en Enfermaria
SIBRACEN
Resumen
DURMAN, Solânia, DIAS, Denise Costa y STEFANELLI, Maguida Costa. Utilização de jogo educativo para construção de conceitos relacionados a comunicação terapêutica. In Anales del 8. Simposio Brasileño de Comunicación en Enfermaria, 2002, San Pablo (SP, Brasil) [online]. 2002 [citado 20 Abril 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000200048&lng=es&nrm=iso> .
O objetivo da utilização do jogo educativo neste estudo, foi estimular a reflexão e discussão em grupo de Enfermeiros sobre a comunicação terapêutica na prática assistencial em um hospital geral. Trata-se de um estudo participativo exploratório com leitura qualitativa dos dados. O estudo foi realizado através da aplicação de jogo educativo adaptado de Stefanelli (1983) a um grupo de 5 enfermeiros de um hospital geral de 67 leitos, da cidade de Cascavel, estado do Paraná. Os dados foram coletados no período de julho a setembro de 1999, por meio de reuniões grupais onde foram expostas as regras do jogo. Este jogo é composto de cartas contendo mensagens para estimular discussões sobre comunicação terapêutica, e através das discussões e reflexões foi construído em grupo um conceito de comunicação terapêutica. Foi possível concluir que a utilização do jogo como estratégia para reflexão sobre comunicação terapêutica foi bastante válida e isso foi evidenciado na avaliação realizada.
Palabras llave : jogo educativo; comunicação terapêutica; ensino de comunicação em enfermagem.