8, v.2Communication among nurses, family and the critical patientCommunication as nursing care índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Simposio Brasileño de Comunicación en Enfermaria
SIBRACEN


Resumen

DURMAN, Solânia, DIAS, Denise Costa y STEFANELLI, Maguida Costa. Utilização de jogo educativo para construção de conceitos relacionados a comunicação terapêutica. In Anales del 8. Simposio Brasileño de Comunicación en Enfermaria, 2002, San Pablo (SP, Brasil) [online]. 2002 [citado 20 Abril 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000200048&lng=es&nrm=iso> .

O objetivo da utilização do jogo educativo neste estudo, foi estimular a reflexão e discussão em grupo de Enfermeiros sobre a comunicação terapêutica na prática assistencial em um hospital geral. Trata-se de um estudo participativo exploratório com leitura qualitativa dos dados. O estudo foi realizado através da aplicação de jogo educativo adaptado de Stefanelli (1983) a um grupo de 5 enfermeiros de um hospital geral de 67 leitos, da cidade de Cascavel, estado do Paraná. Os dados foram coletados no período de julho a setembro de 1999, por meio de reuniões grupais onde foram expostas as regras do jogo. Este jogo é composto de cartas contendo mensagens para estimular discussões sobre comunicação terapêutica, e através das discussões e reflexões foi construído em grupo um conceito de comunicação terapêutica. Foi possível concluir que a utilização do jogo como estratégia para reflexão sobre comunicação terapêutica foi bastante válida e isso foi evidenciado na avaliação realizada.

Palabras llave : jogo educativo; comunicação terapêutica; ensino de comunicação em enfermagem.

        · resumen en inglés     · texto en portugués     · pdf en portugués