Serviços
Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem
SIBRACEN
Resumo
Durman Solânia, Dias Denise Costa, Stefanelli Maguida Costa. Utilização de jogo educativo para construção de conceitos relacionados a comunicação terapêutica. In: Anais do 8. Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem [Anais online]; 2002 Maio 02-03; São Paulo, SP, Brasil. 2002 [citado 2024 Abr 25]. Disponvel em: URL: http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000200048&lng=pt&nrm=van .
O objetivo da utilização do jogo educativo neste estudo, foi estimular a reflexão e discussão em grupo de Enfermeiros sobre a comunicação terapêutica na prática assistencial em um hospital geral. Trata-se de um estudo participativo exploratório com leitura qualitativa dos dados. O estudo foi realizado através da aplicação de jogo educativo adaptado de Stefanelli (1983) a um grupo de 5 enfermeiros de um hospital geral de 67 leitos, da cidade de Cascavel, estado do Paraná. Os dados foram coletados no período de julho a setembro de 1999, por meio de reuniões grupais onde foram expostas as regras do jogo. Este jogo é composto de cartas contendo mensagens para estimular discussões sobre comunicação terapêutica, e através das discussões e reflexões foi construído em grupo um conceito de comunicação terapêutica. Foi possível concluir que a utilização do jogo como estratégia para reflexão sobre comunicação terapêutica foi bastante válida e isso foi evidenciado na avaliação realizada.
Palavras-chave : jogo educativo; comunicação terapêutica; ensino de comunicação em enfermagem.