8, v.2A comunicação entre enfermeiro, família e paciente críticoA comunicação como cuidado de enfermagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem
SIBRACEN


Resumo

Durman Solânia, Dias Denise Costa, Stefanelli Maguida Costa. Utilização de jogo educativo para construção de conceitos relacionados a comunicação terapêutica. In: Anais do 8. Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem [Anais online]; 2002  Maio 02-03; São Paulo, SP, Brasil. 2002 [citado 2024 Abr 25]. Disponvel em: URL: http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000200048&lng=pt&nrm=van .

O objetivo da utilização do jogo educativo neste estudo, foi estimular a reflexão e discussão em grupo de Enfermeiros sobre a comunicação terapêutica na prática assistencial em um hospital geral. Trata-se de um estudo participativo exploratório com leitura qualitativa dos dados. O estudo foi realizado através da aplicação de jogo educativo adaptado de Stefanelli (1983) a um grupo de 5 enfermeiros de um hospital geral de 67 leitos, da cidade de Cascavel, estado do Paraná. Os dados foram coletados no período de julho a setembro de 1999, por meio de reuniões grupais onde foram expostas as regras do jogo. Este jogo é composto de cartas contendo mensagens para estimular discussões sobre comunicação terapêutica, e através das discussões e reflexões foi construído em grupo um conceito de comunicação terapêutica. Foi possível concluir que a utilização do jogo como estratégia para reflexão sobre comunicação terapêutica foi bastante válida e isso foi evidenciado na avaliação realizada.

Palavras-chave : jogo educativo; comunicação terapêutica; ensino de comunicação em enfermagem.

        · resumo em inglês     · texto em português     · pdf em português