8, v.2Use of an educational game for constructing concepts related to therapeutic communicationCaring for the dead body: an experience report author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Brazilian Nursing Communication Symposium
SIBRACEN


Abstract

ALVIM, Alyne de Medeiros, SANTOS, Camila de Oliveira, FIGUEIREDO, Nébia Maria Almeida de et al. A comunicação como cuidado de enfermagem. In Proceedings of the 8. Brazilian Nursing Communication Symposium, 2002, San Pablo (SP, Brazil) [online]. 2002 [cited 03 March 2021]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000200049&lng=en&nrm=iso> .

Este estudo apresenta como objeto, a comunicação como cuidado de enfermagem às mães das crianças internadas; tendo como questão norteadora porque as enfermeiras em sua prática cotidiana de cuidar "não" tem como hábito se comunicar e/ou orientar as mães das crianças, quando sabemos que a comunicação é um instrumento base para a assistência de enfermagem. Os objetivos foram caracterizar os elementos utilizados na orientação/comunicação das enfermeiras que tranqüilizam ou estressam as mães das crianças internadas e ; discutir analisando os elementos de comunicação como cuidado de enfermagem. Utilizou-se abordagem qualitativa. Os dados foram obtidos por entrevista semi-estruturada. Concluiu-se que as enfermeiras se utilizam apenas da observação e da fala para a comunicação, entretanto não se comunicam de uma forma terapêutica, para diminuir o estresse, a angústia e aflição sentidos pelas mães das crianças internadas.

Keywords : enfermagem; comunicação; cuidado.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese