8, v.2Use of an educational game for constructing concepts related to therapeutic communicationCaring for the dead body: an experience report índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Simposio Brasileño de Comunicación en Enfermaria
SIBRACEN


Resumen

ALVIM, Alyne de Medeiros, SANTOS, Camila de Oliveira, FIGUEIREDO, Nébia Maria Almeida de et al. A comunicação como cuidado de enfermagem. In Anales del 8. Simposio Brasileño de Comunicación en Enfermaria, 2002, San Pablo (SP, Brasil) [online]. 2002 [citado 26 Abril 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000200049&lng=es&nrm=iso> .

Este estudo apresenta como objeto, a comunicação como cuidado de enfermagem às mães das crianças internadas; tendo como questão norteadora porque as enfermeiras em sua prática cotidiana de cuidar "não" tem como hábito se comunicar e/ou orientar as mães das crianças, quando sabemos que a comunicação é um instrumento base para a assistência de enfermagem. Os objetivos foram caracterizar os elementos utilizados na orientação/comunicação das enfermeiras que tranqüilizam ou estressam as mães das crianças internadas e ; discutir analisando os elementos de comunicação como cuidado de enfermagem. Utilizou-se abordagem qualitativa. Os dados foram obtidos por entrevista semi-estruturada. Concluiu-se que as enfermeiras se utilizam apenas da observação e da fala para a comunicação, entretanto não se comunicam de uma forma terapêutica, para diminuir o estresse, a angústia e aflição sentidos pelas mães das crianças internadas.

Palabras llave : enfermagem; comunicação; cuidado.

        · resumen en inglés     · texto en portugués     · pdf en portugués