8, v.2Utilização de jogo educativo para construção de conceitos relacionados a comunicação terapêuticaCuidando do corpo morto: um relato de experiência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem
SIBRACEN


Resumo

Alvim Alyne de Medeiros, Santos Camila de Oliveira, Figueiredo Nébia Maria Almeida de, Tonini Teresa. A comunicação como cuidado de enfermagem. In: Anais do 8. Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem [Anais online]; 2002  Maio 02-03; São Paulo, SP, Brasil. 2002 [citado 2024 Mar 28]. Disponvel em: URL: http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000200049&lng=pt&nrm=van .

Este estudo apresenta como objeto, a comunicação como cuidado de enfermagem às mães das crianças internadas; tendo como questão norteadora porque as enfermeiras em sua prática cotidiana de cuidar "não" tem como hábito se comunicar e/ou orientar as mães das crianças, quando sabemos que a comunicação é um instrumento base para a assistência de enfermagem. Os objetivos foram caracterizar os elementos utilizados na orientação/comunicação das enfermeiras que tranqüilizam ou estressam as mães das crianças internadas e ; discutir analisando os elementos de comunicação como cuidado de enfermagem. Utilizou-se abordagem qualitativa. Os dados foram obtidos por entrevista semi-estruturada. Concluiu-se que as enfermeiras se utilizam apenas da observação e da fala para a comunicação, entretanto não se comunicam de uma forma terapêutica, para diminuir o estresse, a angústia e aflição sentidos pelas mães das crianças internadas.

Palavras-chave : enfermagem; comunicação; cuidado.

        · resumo em inglês     · texto em português     · pdf em português