8, v.2Innovating through "communicative acts"Educational games for mothers of pre-term babies: creativity in health education índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Simposio Brasileño de Comunicación en Enfermaria
SIBRACEN


Resumen

MENDES, Isabel Amélia Costa, ANDERSSON, Margareta, HAYASHIDA, Miyeko et al. Revelação sobre diagnóstico e prognóstico graves: a questão sob a ótica de enfermeiros da Suécia e do Brasil. In Anales del 8. Simposio Brasileño de Comunicación en Enfermaria, 2002, San Pablo (SP, Brasil) [online]. 2002 [citado 19 Abril 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000200052&lng=es&nrm=iso> .

Trata-se de estudo exploratório acerca de algumas questões éticas ao revelar o diagnóstico/prognóstico grave à familia e paciente, quanto à sua ocorrência e freqüência nas realidades brasileira e sueca, do ponto de vista de enfermeiros pós-granduandos de ambos os países. A amostra de brasileiros é composta por 62 e a sueca por 55 enfermeiros. A maioria dos brasileiros afirmou que revelar o diagnóstico (85,5%) e prognóstico (75,8%) ao paciente é um problema freqüente ou muito freqüente, sendo minimizado quando a revelação é para a família. Mas, esta situação nunca ou raramente (58,2 a 63,7%) é vista como problema para a maioria dos enfermeiros suecos, seja para informar o diagnóstico ou prognóstico, à família ou ao paciente. Na Suécia, a maioria dos pacientes é informada sobre o diagnóstico (98,2%) e prognóstico (90,9%) mas a família não é informada quanto ao diagnóstico (94,6%) e prognóstico (85,5%) antes do consetimento do paciente. No Brasil, ocorre o inverso, a família é mais informada sobre o diagnóstico (50%) e prognóstico (56,5%) do que quando se trata de revelar diretamente ao paciente.

Palabras llave : ética; enfermagem; diagnóstico; revelação; humanização.

        · resumen en inglés     · texto en portugués     · pdf en portugués