Servicios
Simposio Brasileño de Comunicación en Enfermaria
SIBRACEN
Resumen
FONSECA, Luciana Mara Monti, SCOCHI, Carmen Gracinda Silvan, LEITE, Adriana Moraes et al. Jogo educativo para mães de bebês prematuros: a criatividade na educação em saúde. In Anales del 8. Simposio Brasileño de Comunicación en Enfermaria, 2002, San Pablo (SP, Brasil) [online]. 2002 [citado 25 Abril 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000200053&lng=es&nrm=iso> .
Trata-se do desenvolvimento de um jogo educativo para orientação de mães de prematuros com vistas à alta hospitalar. O conteúdo do jogo baseia-se nas necessidades expressas por quatro mães de prematuros e duas enfermeiras neonatais sobre temas relevantes para esse treinamento. As temáticas levantadas foram agrupadas em: relacionamento familiar, alimentação, cuidados gerais e cuidados especiais. O jogo é constituído de um tabuleiro colorido com percurso figurado (26 caselas); 80 cartas com perguntas sobre estas temáticas; dois dados e marcadores coloridos representando cada jogador (quatro a doze, podendo-se formar duplas). Na dinâmica, cada participante retira uma carta e ao acertar a questão, caminha no tabuleiro o número de casas correspondente à soma de pontos obtida no lançamento dos dados. Ganha o jogo aquela(s) que chegar(em) primeiro ao final do percurso. Estimula-se a participação de outras mães para completar as respostas às questões formuladas, garantindo que as respostas saiam do grupo e a troca de experiência. Esse material didático-pedagógico facilita a comunicação enfermeira-cliente e dinamiza o processo ensino-aprendizagem.
Palabras llave : enfermagem neonatal; educação em saúde; jogos educativos; cuidados com prematuro.