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Simposio Brasileño de Comunicación en Enfermaria
SIBRACEN
Resumen
MENDES, Maria Manuela Rino y FREITAS, Maria Célia de. Relato de experiência no Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) na Escola de Enfermagem de Ribeirão-USP. In Anales del 8. Simposio Brasileño de Comunicación en Enfermaria, 2002, San Pablo (SP, Brasil) [online]. 2002 [citado 28 Marzo 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000200055&lng=es&nrm=iso> .
O Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) busca incentivar a capacitação pedagógica de pós-graduados, através do engajamento em atividades educativas nos cursos de graduação da Universidade e assim, estimular indagações e relações entre questões da pesquisa com a prática da formação profissional. O presente relato objetiva descrever a implementação de nova estratégia de ensino - aprendizagem, introduzida na disciplina Enfermagem Médica, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP, que incluiu as Unidades de Atenção Clínica Externa (Ambulatório, UBDS e Domiciliar), visando ampliar o tradicional enfoque do ensino da assistência clínica de enfermagem, centrado em adultos doentes hospitalizados, e incentivar a análise reflexiva sobre modelos de atenção secundária e terceária, reconhecendo atores, situações e ações. A experiência envolveu todos os estudantes matriculados na referida disciplina, divididos em subgrupos para observação focal, leitura de textos sobre o sistema de saúde (SUS), atenção ambulatorial e à família, debates sobre a realidade observada e leituras, estabelecendo confrontos e relações com o processo de enfermagem - eixo estrutural da disciplina, complementada com relatos escritos e verbais em grupo. Das 30 horas a ela destinada, 16 foram acompanhadas por professor/pós-graduado. Avaliação dos relatos escritos (individual ) e orais (grupo) expressa a motivação principal dos alunos para realizar as práticas da atenção terceária, no atual momento do currículo. E ainda a percepção dos alunos sobre o pouco aproveitamento em estágios anteriores nas Unidades Básicas de Saúde, que não consolidaram habilidades para ações de referência secundária articuladas com outros serviços de saúde. Destaca-se também, a necessidade de rever o projeto pedagógico para a formação do enfermeiro, definir novas prioridades e introduzir artifícios que provoquem relações dinâmicas e reais entre as disciplinas, de avaliação permanente do percurso e resultados, de modo a fortalecer competências de reflexão e ação modificadora de conceitos educacionais ultrapassados e práticas deslocadas das atuais demandas para o ensino - aprendizagem da atenção à saúde.
Palabras llave : ensino-aprendizagem; enfermagem; modelo clínico; atenção à saúde; formação pedagógica.