8, v.2Comunicação da equipe de enfermagem com os clientes HIV/AIDS na ótica das acadêmicas de enfermagem"Palavras desenhadas": uma proposta de orientação alimentar através de desenhos na consulta de enfermagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem
SIBRACEN


Resumo

Mendes Maria Manuela Rino, Freitas Maria Célia de. Relato de experiência no Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) na Escola de Enfermagem de Ribeirão-USP. In: Anais do 8. Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem [Anais online]; 2002  Maio 02-03; São Paulo, SP, Brasil. 2002 [citado 2024 Abr 19]. Disponvel em: URL: http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000200055&lng=pt&nrm=van .

O Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) busca incentivar a capacitação pedagógica de pós-graduados, através do engajamento em atividades educativas nos cursos de graduação da Universidade e assim, estimular indagações e relações entre questões da pesquisa com a prática da formação profissional. O presente relato objetiva descrever a implementação de nova estratégia de ensino - aprendizagem, introduzida na disciplina Enfermagem Médica, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP, que incluiu as Unidades de Atenção Clínica Externa (Ambulatório, UBDS e Domiciliar), visando ampliar o tradicional enfoque do ensino da assistência clínica de enfermagem, centrado em adultos doentes hospitalizados, e incentivar a análise reflexiva sobre modelos de atenção secundária e terceária, reconhecendo atores, situações e ações. A experiência envolveu todos os estudantes matriculados na referida disciplina, divididos em subgrupos para observação focal, leitura de textos sobre o sistema de saúde (SUS), atenção ambulatorial e à família, debates sobre a realidade observada e leituras, estabelecendo confrontos e relações com o processo de enfermagem - eixo estrutural da disciplina, complementada com relatos escritos e verbais em grupo. Das 30 horas a ela destinada, 16 foram acompanhadas por professor/pós-graduado. Avaliação dos relatos escritos (individual ) e orais (grupo) expressa a motivação principal dos alunos para realizar as práticas da atenção terceária, no atual momento do currículo. E ainda a percepção dos alunos sobre o pouco aproveitamento em estágios anteriores nas Unidades Básicas de Saúde, que não consolidaram habilidades para ações de referência secundária articuladas com outros serviços de saúde. Destaca-se também, a necessidade de rever o projeto pedagógico para a formação do enfermeiro, definir novas prioridades e introduzir artifícios que provoquem relações dinâmicas e reais entre as disciplinas, de avaliação permanente do percurso e resultados, de modo a fortalecer competências de reflexão e ação modificadora de conceitos educacionais ultrapassados e práticas deslocadas das atuais demandas para o ensino - aprendizagem da atenção à saúde.

Palavras-chave : ensino-aprendizagem; enfermagem; modelo clínico; atenção à saúde; formação pedagógica.

        · resumo em inglês     · texto em português     · pdf em português