8, v.2Communication: a way to expand scientific nursing knowledgeAbout communication as a human competency in nursing leadership author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Brazilian Nursing Communication Symposium
SIBRACEN


Abstract

ARAUJO NETTO, Laura Filomena Santos de and RAMOS, Flávia Regina Souza. Enfermeiro: o papel que se define nas relações conflituosas. In Proceedings of the 8. Brazilian Nursing Communication Symposium, 2002, San Pablo (SP, Brazil) [online]. 2002 [cited 04 March 2021]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000200058&lng=en&nrm=iso> .

Este estudo procurou compreender o processo de construção de identidade do enfermeiro enfocando a tipificação de seu papel. Trata-se de uma abordagem qualitativa em que se buscou privilegiar a compreensão de significados e as relações dos seres numa dada estrutura. O papel do enfermeiro, social, cultural e historicamente estabelecido, mostrou assumir significados localmente constituídos no cotidiano do trabalho, na mediação de cada ser e seu trabalho e nas interfaces dos papéis dos diversos trabalhadores.

Keywords : papel; enfermeiro.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese