1O papel da pequisa na clínica psicanalítica com bebês e seus pais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Colóquio franco-brasileiro sobre a clínica com bebês



Resumo

KUPFER, M. Cristina M. e VOLTOLINI, Rinaldo. Aspectos metodológicos do uso de indicadores clínicos em pesquisas de orientação psicanalítica. In Anais do Colóquio franco-brasileiro sobre a clínica com bebês, 2005 [online]. 2005 [citado 01 Maio 2024]. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000072005000100001&lng=pt&nrm=iso> .

Este estudo pretende discutir sobre a possibilidade de construção de indicadores clínicos de base psicanalítica, capazes de servir de instrumentos de trabalho, para não=psicanalistas ( pediatras por exemplo) na prevenção de impasses na constituição do sujeito. Já consagrada enquanto metodologia de trabalho na área médica desencadeia interrogações extremamente ricas no meio analítico, uma vez que se propõe colocar o saber e a experiência clínica da Psicanálise a serviço da área da Saúde. Deste modo neste trabalho encontram-se reflexões que vão desde uma aproximação sustentável entre a metodologia de trabalho da psicanálise e a de outras ciências como a economia, por exemplo, que trabalham com metodologias bastante próximas, até um debate sobre as tensões entre a psicanálise e a ordem médica.

        · texto em português