1 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Simpósio Internacional do Adolescente



Resumo

SILVA, Maria Cecília Pereira da. A função do professor no despertar da curiosidade epistemofílica.. In: SIMPOSIO INTERNACIONAL DO ADOLESCENTE, 1., 2005, São Paulo. Anais eletrnicos... Disponvel em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000082005000100029&lng=pt&nrm=abn>. Acesso em: 02 Maio. 2024.

De onde vem nossa curiosidade de conhecer? E como o professor pode contribuir nesse processo vital e apaixonante? Este trabalho apresenta uma contribuição da psicanálise para a compreensão da dinâmica da relação professor-aluno, discutindo as características psíquicas do aluno-adolescente e as características psíquicas do professor que são favorecedoras para o despertar da curiosidade epistemofílica. Reflete sobre a função do professor no processo de aprendizagem, desde sua importância ao atender adequadamente a curiosidade sexual da criança até às demandas advindas da maturação sexual na adolescência. Mostra que quando se encontra desde pequeno alguém próximo, de confiança, que pode responder verdadeiramente às questões de cada um, é possível manter vivo dentro de si a esperança e o desejo de sempre poder vir a conhecer.

        · texto em português