2Evasão escolar na adolescência: necessidade ou ideologia? author indexsubject indexsearch form
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Simpósio Internacional do Adolescente



Abstract

ALVES, Emanoelle Fogaça, CANIATO, Ângela Maria Pires, COSTA, Vanessa Alexandre da et al. A conquista do setting para a transformação. In Proceedings of the 1th Simpósio Internacional do Adolescente, 2005, São Paulo (SP) [online]. 2005 [cited 28 January 2022]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000082005000200002&lng=en&nrm=iso> .

O projeto "Phenix: a ousadia do renascimento da subjetividade cidadã" tem como uma de suas frentes de trabalho a intervenção junto ao programa governamental "Agente Jovem de Desenvolvimento Social e Humano". Este programa visa atender adolescentes com idade entre quinze e dezesseis anos que participam de atividades oferecidas pelo Centro Social Marista (CESOMAR) de Maringá-PR. O projeto "Phenix: ..." desenvolve sua atuação baseando-se na visão de que o homem é produtor e produto do meio em que vive. O presente trabalho justifica-se pela demanda crescente de indivíduos alienados e que nessa condição proporcionam a manutenção do status quo. O objetivo é construir a reflexão crítica para que esses jovens que vivem na periferia da cidade se tornem agentes transformadores da realidade social, rompendo o status quo, levando a construção de um coletivo solidário e politizado na sua vida cotidiana, o renascimento da cidadania. O método utilizado é o de Pesquisa-Participante, com a proposta de desenvolver uma "Educação Emancipatória" (Adorno,1995). Desta forma o Projeto Phenix/ Agente Jovem, por meio da interação entre os acadêmicos e os adolescentes, trabalha os temas de acordo com a demanda, sendo que podem ser retomados posteriormente caso haja necessidade. Assim, semanalmente os alunos do curso de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá, deslocam-se até o CESOMAR para realizar estas discussões/reflexões com o grupo de adolescentes desse Centro. Esta intervenção semanal se faz por meio de diferentes técnicas de dinâmica de grupo, filmes, programas de televisão, os quais servem de instrumentos disparadores para as discussões sobre os temas propostos. Durante o ano de 2004 muitos temas foram discutidos. Entre eles: mensagem subliminar, formação de grupos, exclusão social, vínculos afetivos, sexualidade e outros. Obtivemos alguns resultados, como por exemplo, a construção de um vínculo afetivo entre alunos do projeto intervenção e os adolescentes do Agente Jovens, além de uma formação mais crítica dos adolescentes quanto aos temas trabalhados.

Keywords : adolescência; práxis; educação emancipatória; cidadania.

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