2Representações sociais da violência entre alunos do Ciclo I do Ensino Fundamental em duas escolas públicas do interior de São Paulo author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Simpósio Internacional do Adolescente



Abstract

GRANATO, Tania Mara Marques and VAISBERG, Tania Maria José Aiello. Adolescência e gravidez: um paradoxo sustentável?. In Proceedings of the 1th Simpósio Internacional do Adolescente, 2005, São Paulo (SP) [online]. 2005 [cited 28 January 2022]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000082005000200034&lng=en&nrm=iso> .

Tendo em vista discutir a hipótese segundo a qual a sobreposição das experiências da adolescência e da maternidade se constitui como um paradoxo existencial, apresentamos material clínico oriundo do atendimento de Jasmim, uma jovem adolescente que solicitou atendimento psicológico durante a gestação e o período pós-parto. Buscando observar alta fidelidade ao acontecer clínico, articulamos nossa leitura pessoal das idéias antropológicas winnicottianas, que concebem o homem como ser criador, com o que foi vivido nos encontros terapêuticos. Diante do impasse que a vida lhe apresentou, a paciente pôde, a partir da sustentação ambiental apresentada pela psicanalista e pela família, encontrar a solução possível no sentido de alcançar a conciliação entre os seus interesses pessoais, como adolescente, e as necessidades de sua filha. Discutimos, também, peculiaridades contratransferenciais deste atendimento, buscando uma afinação, pretendida pela clínica winnicottiana da maternidade, do potencial terapêutico do profissional que se dispõe a atender a demanda silenciosa de seu paciente.

Keywords : adolescência; gestação; clínica winnicottiana; sustentação terapêutica.

        · text in portuguese