2A porta de entrada para o atendimento clínico na instituição pública: adolescentes repletos de querer, mas nem tanto assim author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Simpósio Internacional do Adolescente



Abstract

MARQUES, Cristianne Spirandeli, GOULART, Daniela Rodrigues, LACERDA, Nilza Inácio et al. "Um outro mundo é possível?" Algumas reflexões analíticas sobre os adolescentes, seus cuidadores e o mundo em que vivemos. In Proceedings of the 1th Simpósio Internacional do Adolescente, 2005, São Paulo (SP) [online]. 2005 [cited 28 January 2022]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000082005000200046&lng=en&nrm=iso> .

Considerando a afirmativa proposta pelo Fórum Social Mundial de que um outro mundo é necessário e indispensável, as autoras procuraram refletir neste trabalho sobre a produção de formas-limite de cuidados que vêm sendo vividas junto aos adolescentes na atualidade. O mundo - não um outro, mas aquele em que vivemos sob o predomínio da comunicação instantânea, surge produzindo relações/vínculos na escola e na clínica, que merecem nossa atenção. Nesse sentido, buscamos pela escuta analítica que a Psicanálise oferece, ouvir o discurso de uma professora na escola e uma psicoterapeuta na clínica, considerando o campo de comunicação afetiva destas com jovens adolescentes. O discurso revelou que a comunicação instantânea pela mídia que hipo e hiper protege, deixa à mostra na escola o aluno-informação e na clínica o aluno-fazeção. Ambos os efeitos produzidos na relação com os adolescentes revelaram uma forma fragmentária/descontínua na relação de aprendizagem e no discurso na clínica, estando esta sob o domínio do saber instantâneo consciente em detrimento do ser desejante inconsciente.

Keywords : Psicanálise; Educação; Adolescência; Globalização.

        · abstract in english     · text in portuguese