2A porta de entrada para o atendimento clínico na instituição pública: adolescentes repletos de querer, mas nem tanto assim índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Simpósio Internacional do Adolescente



Resumo

MARQUES, Cristianne Spirandeli, GOULART, Daniela Rodrigues, LACERDA, Nilza Inácio et al. "Um outro mundo é possível?" Algumas reflexões analíticas sobre os adolescentes, seus cuidadores e o mundo em que vivemos.. In: SIMPOSIO INTERNACIONAL DO ADOLESCENTE, 2., 2005, São Paulo. Anais eletrnicos... Disponvel em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000082005000200046&lng=pt&nrm=abn>. Acesso em: 29 Abr. 2024.

Considerando a afirmativa proposta pelo Fórum Social Mundial de que um outro mundo é necessário e indispensável, as autoras procuraram refletir neste trabalho sobre a produção de formas-limite de cuidados que vêm sendo vividas junto aos adolescentes na atualidade. O mundo - não um outro, mas aquele em que vivemos sob o predomínio da comunicação instantânea, surge produzindo relações/vínculos na escola e na clínica, que merecem nossa atenção. Nesse sentido, buscamos pela escuta analítica que a Psicanálise oferece, ouvir o discurso de uma professora na escola e uma psicoterapeuta na clínica, considerando o campo de comunicação afetiva destas com jovens adolescentes. O discurso revelou que a comunicação instantânea pela mídia que hipo e hiper protege, deixa à mostra na escola o aluno-informação e na clínica o aluno-fazeção. Ambos os efeitos produzidos na relação com os adolescentes revelaram uma forma fragmentária/descontínua na relação de aprendizagem e no discurso na clínica, estando esta sob o domínio do saber instantâneo consciente em detrimento do ser desejante inconsciente.

Palavras-chave : Psicanálise; Educação; Adolescência; Globalização.

        · resumo em inglês     · texto em português