2 author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Simpósio Internacional do Adolescente



Abstract

SAKAMOTO, Cleusa Kazue. Aladim de As Mil e Uma Noites: uma discussão sobre a criatividade na adolescência. In Proceedings of the 1th Simpósio Internacional do Adolescente, 2005, São Paulo (SP) [online]. 2005 [cited 28 January 2022]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000082005000200071&lng=en&nrm=iso> .

A adolescência vem sendo sistematicamente definida como um período de transição característico no ciclo vital humano, que abriga uma crise de identidade - uma importante precursora do desenvolvimento das potencialidades do indivíduo adulto. O adolescente devido sua liberdade de pensamento e expressão, muitas vezes é considerado excepcionalmente criativo e a adolescência, muitas vezes é lembrada como um momento criativo por excelência na existência humana. Em "Aladim e a Lâmpada Maravilhosa" encontramos um típico jovem adolescente com a fiel postura de busca de seus ideais e que supera seus dilemas encontrando um modo efetivo de concretizar seus sonhos. A Lâmpada Maravilhosa é a metáfora da capacidade criativa que concretiza planos e desejos singulares, que modificam o curso de uma existência. Por isto, ela contém um Gênio, uma força essencial capaz de operar a transformação de potencial em ação, de plano à realização. Só um jovem na adolescência, como Aladim, poderia entrar numa caverna misteriosa e se apoderar da Lâmpada, isto é, penetrar nas profundezas de seu ser e encontrar seu potencial criador, apossando-se dele. É interessante considerarmos que Aladim é surpreendentemente apropriado para a interpretação da criatividade, pois o vocábulo árabe djin segundo o Glossário Teosófico, significa "espírito da Natureza, gênio" e assim, podemos traduzir Aladjin, como espírito de Alá, ou o impulso criador, ou o gênio criativo.

Keywords : Adolescência; Criatividade; Aladim.

        · abstract in english     · text in portuguese