2Procurando o indivíduo na internação coletiva: atendimento psicológico nos pátios da Febem author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Simpósio Internacional do Adolescente



Abstract

STEVANATO, Indira and ROMEU, Lídia Campanelli. Psicoterapia breve psicodinâmica com adolescente pós alta psiquiátrica: estudo de caso. In Proceedings of the 1th Simpósio Internacional do Adolescente, 2005, São Paulo (SP) [online]. 2005 [cited 19 January 2022]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000082005000200079&lng=en&nrm=iso> .

Estudos apontam a importância da psicoterapia de orientação psicodinâmica associada à farmacoterapia no tratamento de pacientes pós surto psicótico. Pacientes jovens pós primeiros surtos apresentam menores perdas funcionais. Objetiva-se descrever e analisar, através da metodologia de estudo de caso, o segmento psicoterápico de um adolescente de 18 anos, estudante do 3º colegial, com diagnóstico clínico de Transtorno Afetivo Bipolar em Episódio Maníaco com sintomas psicóticos; realizado pós-alta de sua primeira internação psiquiátrica. Realizou-se 12 sessões de psicoterapia com uma hora e meia de duração, semanalmente durante 4 meses. Priorizou-se o uso de intervenções verbais como questionamento, clarificação, apontamento e fornecimento de informações; raramente interpretações. Observou-se durante a psicoterapia que as verbalizações do paciente referiam-se: ao medo de ter um novo surto; às lembranças do mesmo; dificuldade de aceitar seu diagnóstico, as medicações e respectivos efeitos colaterais. O seu funcionamento psicodinâmico apresentou aspectos imaturos e dependentes com a predominância de mecanismos de defesa da tríade maníaca. Conclui-se que a psicoterapia psicodinâmica pós-alta psiquiátrica pôde auxiliar o paciente a compreender melhor seu funcionamento, identificando flutuações do afeto e trabalhando a aceitação do diagnóstico recebido e a adesão às medicações. Contribuiu ainda para a busca de maior independência e diminuição das defesas maníacas.

        · text in portuguese