2Procurando o indivíduo na internação coletiva: atendimento psicológico nos pátios da Febem índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Simpósio Internacional do Adolescente



Resumen

STEVANATO, Indira y ROMEU, Lídia Campanelli. Psicoterapia breve psicodinâmica com adolescente pós alta psiquiátrica: estudo de caso. In Anales del 1º Simpósio Internacional do Adolescente, 2005, São Paulo (SP) [online]. 2005 [citado 26 Abril 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000082005000200079&lng=es&nrm=iso> .

Estudos apontam a importância da psicoterapia de orientação psicodinâmica associada à farmacoterapia no tratamento de pacientes pós surto psicótico. Pacientes jovens pós primeiros surtos apresentam menores perdas funcionais. Objetiva-se descrever e analisar, através da metodologia de estudo de caso, o segmento psicoterápico de um adolescente de 18 anos, estudante do 3º colegial, com diagnóstico clínico de Transtorno Afetivo Bipolar em Episódio Maníaco com sintomas psicóticos; realizado pós-alta de sua primeira internação psiquiátrica. Realizou-se 12 sessões de psicoterapia com uma hora e meia de duração, semanalmente durante 4 meses. Priorizou-se o uso de intervenções verbais como questionamento, clarificação, apontamento e fornecimento de informações; raramente interpretações. Observou-se durante a psicoterapia que as verbalizações do paciente referiam-se: ao medo de ter um novo surto; às lembranças do mesmo; dificuldade de aceitar seu diagnóstico, as medicações e respectivos efeitos colaterais. O seu funcionamento psicodinâmico apresentou aspectos imaturos e dependentes com a predominância de mecanismos de defesa da tríade maníaca. Conclui-se que a psicoterapia psicodinâmica pós-alta psiquiátrica pôde auxiliar o paciente a compreender melhor seu funcionamento, identificando flutuações do afeto e trabalhando a aceitação do diagnóstico recebido e a adesão às medicações. Contribuiu ainda para a busca de maior independência e diminuição das defesas maníacas.

        · texto en portugués