2 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Simpósio Internacional do Adolescente



Resumo

SUDBRACK, Maria Fátima Olivier e CESTARI, Dina Mara. O modelo sistêmico e da educação para a saúde na prevenção da drogadição no contexto da escola : proposta do Projeto Piloto SENAD / MEC e UNB.. In: SIMPOSIO INTERNACIONAL DO ADOLESCENTE, 2., 2005, São Paulo. Anais eletrnicos... Disponvel em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000082005000200083&lng=pt&nrm=abn>. Acesso em: 29 Abr. 2024.

O objetivo deste trabalho é o relato de uma experiência de prevenção à drogadição realizada através de um programa de Formação a Prevenção ao Uso Indevido de Drogas, oferecido a professores de escolas públicas, através de uma parceria formada pelo Ministério de Educação e Cultura, Secretaria Anti-Drogas e Universidade de Brasília. Dada a complexidade do fenômeno, a proposta pedagógica deste projeto seguiu o modelo da educação para a saúde, baseado na teoria sistêmica e no paradigma do pensamento complexo. A linguagem utilizada foi a das redes sociais e dos vínculos, a qual reforça as redes de proteção e se opõe as estratégias que geram medo, forjadas pela lei do silêncio e pela lógica da exclusão.

Palavras-chave : drogadição na adolescência; prevenção à drogadição; teoria sistêmica; redes sociais; educação para a saúde.

        · texto em português