1A pedagogia social de Paulo Freire como contraponto da pedagogia globalizada author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

I Congresso Internacional de Pedagogia Social



Abstract

ANGELO, Adilson de. A pedagogia de Paulo Freire nos quatro cantos da educação da infância.. In: I CONGRESSO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA SOCIAL, 1., 2006, . Proceedings online... Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092006000100001&lng=en&nrm=abn>. Acess on: 25 May. 2024.

O propósito deste trabalho é apresentar algumas idéias que podem motivar o debate em torno das possibilidades da educação da infância se constituir como um outro espaço/tempo onde as crianças são assumidas como sujeitos dialógicos do processo ensino-aprendizagem. Tendo presente as idéias do educador Paulo Freire, busca-se discutir determinados pontos que se consideram importantes para este debate. Do universo freireano destaca-se a possibilidade e os desafios da reinvenção de práticas pedagógicas que colocam em xeque determinadas posturas e identidades educativas antidialógicas que se consolidaram ao longo dos tempos. Este trabalho está relacionado com as grandes necessidades e as significativas emergências de repensar posturas pedagógicas presente nos trabalhos educativos na infância. Assim, buscamos analisar em que medida a pedagogia da conscientização de Paulo Freire pode ser visualizada como constructo teórico capaz de contribuir com a consolidação de uma pedagogia para a educação da infância que pretende se afirmar como espaço/tempo privilegiado, articulados por diversos contextos subjetivos, sociais e culturais, onde as crianças poderão ser assumidas como sujeitos críticos e criativos.

Keywords : Paulo Freire; Educação; Educação da Infância; pedagogia da conscientização; pedagogia da infância.

        · text in portuguese     · pdf in portuguese