1A pedagogia de Paulo Freire nos quatro cantos da educação da infânciaA escola diante de alunos em situação de risco: um antídoto ou uma armadilha? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

I Congresso Internacional de Pedagogia Social



Resumo

SCOCUGLIA, Afonso Celso. A pedagogia social de Paulo Freire como contraponto da pedagogia globalizada. In Anais do 1. I Congresso Internacional de Pedagogia Social, 2006, São Paulo (SP) [online]. 2006 [citado 17 Maio 2024]. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092006000100002&lng=pt&nrm=iso> .

Este trabalho pretende caracterizar as globalizações, algumas das suas influências sobre a educação e, especialmente, pensar os possíveis contrapontos aos determinismos da globalização hegemônica por meio dos principais conceitos da pedagogia social de Paulo Freire. Os numerosos eventos, as publicações e as constantes referências à obra e ao legado prático-teórico de Freire demonstram a possibilidade concreta da sua pedagogia vir a ser um contraponto vigoroso à influência da globalização hegemônica na educação mundial.

Palavras-chave : Paulo Freire; Educação; cultura; globalização.

        · texto em português