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I Congresso Internacional de Pedagogia Social



Resumen

SILVA, Ana Paula Ferreira da. A escola diante de alunos em situação de risco: um antídoto ou uma armadilha?. In Anales del 1. I Congresso Internacional de Pedagogia Social, 2006, São Paulo (SP) [online]. 2006 [citado 05 Mayo 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092006000100003&lng=es&nrm=iso> .

Proponho analisar a condição atribuída à escola enquanto antídoto aos males a que estariam expostas determinadas crianças e jovens pobres. Procurou-se elucidar em que medida o termo situação de risco passa a ser utilizado como uma forma de estigmatização dessas crianças e jovens, segundo a abordagem realizada por Goffman (1988,2004). A partir da perspectiva desenvolvida por Thompson (2002), examinou-se a função ideológica dos meios de formação de opinião que atribuem aos termos antídoto e situação de risco significados específicos que dão origem a uma ideologia. Situação de risco é uma construção ideológica que decorre de muitos jogos de poder, que se dedicam a manter diferenças sociais entre aqueles que estão na escola para estudar e aqueles que estão na escola para não ficar na rua. Tal conceito, cada vez mais utilizado para demonstrar os perigos considerados inerentes à pobreza, foi contrastado com a situação concreta de sete crianças e jovens, cujas famílias são compostas por catadores de lixo e, portanto, considerados propensos a esse risco. Mas para além de seu papel de antídoto, alguns professores e a escola ainda se mantêm como um marco que diferencia e atribui um determinado status a essas crianças que carregam a marca da situação de risco. Dessa forma, ainda que estigmatizada, a criança ou o jovem permanecem na escola e procuram construir uma identidade diferenciada em relação às imagens socialmente propagadas do aluno em situação de risco.

Palabras llave : Educação; escola; identidade; estigma; antídoto.

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