1A escola diante de alunos em situação de risco: um antídoto ou uma armadilha?O circo social e a possibilidade de construção de uma nova prática educativa para classes populares: um relato de experiência das percepções e vivências de educadores sociais author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

I Congresso Internacional de Pedagogia Social



Abstract

OLIVEIRA, Ana Paula Granzotto de. O ambiente de abrigo como holding para adolescentes. In Proceedings of the 1. I Congresso Internacional de Pedagogia Social, 2006, São Paulo (SP) [online]. 2006 [cited 25 May 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092006000100004&lng=en&nrm=iso> .

A institucionalização de crianças e adolescentes ainda é hoje um tema de crucial relevância uma vez que, observa-se a grande demanda e, conseqüentemente o incremento de sua importância no cenário atual. Após a implementação do ECA, o abrigo passa a ser uma instituição destinada a acolher crianças e adolescentes como medida de proteção e que deve seguir os preceitos estabelecidos por este. Assim, faz-se necessário refletir sobre o sentido e significado do termo acolhimento nos programas de políticas públicas e em relação à sua significação mais ampla, bem como considerar o processo adolescente em situação de abrigagem. Para tanto, a autora define alguns conceitos imprescindíveis para o desenvolvimento desta pesquisa, como: ambiente, holding e ambiente suficientemente bom. O objetivo é compreender se o ambiente de abrigo se constitui um espaço referencial e reorganizador para os adolescentes que necessitam, oferecendo um ambiente continente de resignificação de suas experiências traumáticas anteriores que os levaram à situação de abrigamento, bem como observar quais alterações se distinguem das praticadas nas grandes instituições. Para tanto, buscou-se analisar o contexto das instituições, suas práticas e as vozes dos adolescentes, monitores e técnicos. O método de pesquisa utilizado foi à descrição de cunho etnográfico da instituição e, para a análise dos dados, utilizou-se Análise de Conteúdo nas narrativas dos adolescentes e adultos entrevistados. Os resultados apontam para a importância de um acolhimento singular e mais continente ao processo adolescente.

Keywords : ECA; abrigo; holding; ambiente infância e adolescência.

        · text in portuguese