1Ciudad educadora: un desafío político participativoA centralidade da família na política de assistência social author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

I Congresso Internacional de Pedagogia Social



Abstract

DANTAS, Elisabete Costa. Expropriação da vida nas ocupações marginais: a migração nordestina para a Zona Leste de SP.. In: I CONGRESSO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA SOCIAL, 1., 2006, . Proceedings online... Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092006000100010&lng=en&nrm=abn>. Acess on: 25 May. 2024.

O desafio central colocado pela pesquisa e o de analisar e refletir sobre as questões suscitadas pela migração forçada da população nordestina, e o estabelecimento das relações interculturais com uma comunidade de periferia , especificamente no bairro de Guaianazes, na Zona Leste de SP. Através da Comunidade Kolping - onde os migrantes a elegem como interlocutores dos processos e discursos que vão assumindo no cotidiano - revelam uma subalternização da vida e do trabalho - ou do estabelecimento de processos de dialogicidade com os limites impostos pelo ser e estar no urbano que os levam a serem expropriados em diversas dimensões da vida. Investigando os entre-lugares de construção plural de significados e as possibilidades de descoberta, procuramos levantar questões sobre as conseqüências pedagógicas e metodológicas que unem estas pessoas no que fazer da comunidade: produção de identidade, sujeição, introjeção da perspectiva da dominação e do poder enquanto "hospedeiros da opressão",conforme retrata Paulo Freire (Pedagogia do Oprimido e Pedagogia da Esperança) levando-os ao enfrentamento e a violência cotidiana. A migração nordestina para SP constitui, portanto, uma relação entre culturas diferentes entendidas como contextos complexos que produz encontros e desencontros entre visões de mundo que muitas vezes se contrapõem, criando subjetividades, operacionalizada como uma pedagogia da experiência complexa do conflito/acolhimento/alteridade/identidade/negação.

Keywords : migração; Guaianazes; Kolping; periferia; identidade.

        · text in portuguese