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I Congresso Internacional de Pedagogia Social
Abstract
DANTAS, Elisabete Costa. Expropriação da vida nas ocupações marginais: a migração nordestina para a Zona Leste de SP. In Proceedings of the 1. I Congresso Internacional de Pedagogia Social, 2006, São Paulo (SP) [online]. 2006 [cited 05 November 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092006000100010&lng=en&nrm=iso> .
O desafio central colocado pela pesquisa e o de analisar e refletir sobre as questões suscitadas pela migração forçada da população nordestina, e o estabelecimento das relações interculturais com uma comunidade de periferia , especificamente no bairro de Guaianazes, na Zona Leste de SP. Através da Comunidade Kolping - onde os migrantes a elegem como interlocutores dos processos e discursos que vão assumindo no cotidiano - revelam uma subalternização da vida e do trabalho - ou do estabelecimento de processos de dialogicidade com os limites impostos pelo ser e estar no urbano que os levam a serem expropriados em diversas dimensões da vida. Investigando os entre-lugares de construção plural de significados e as possibilidades de descoberta, procuramos levantar questões sobre as conseqüências pedagógicas e metodológicas que unem estas pessoas no que fazer da comunidade: produção de identidade, sujeição, introjeção da perspectiva da dominação e do poder enquanto "hospedeiros da opressão",conforme retrata Paulo Freire (Pedagogia do Oprimido e Pedagogia da Esperança) levando-os ao enfrentamento e a violência cotidiana. A migração nordestina para SP constitui, portanto, uma relação entre culturas diferentes entendidas como contextos complexos que produz encontros e desencontros entre visões de mundo que muitas vezes se contrapõem, criando subjetividades, operacionalizada como uma pedagogia da experiência complexa do conflito/acolhimento/alteridade/identidade/negação.
Keywords : migração; Guaianazes; Kolping; periferia; identidade.