1A centralidade da família na política de assistência socialSociodramas familiares: em busca de novas conexões afetivas author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

I Congresso Internacional de Pedagogia Social



Abstract

RODRIGUES, Eugênia-Maria de Mendonça. A cultura como base tecnológica na construção do conhecimento: uma experiência com jovens em situação de risco social. In Proceedings of the 1. I Congresso Internacional de Pedagogia Social, 2006, São Paulo (SP) [online]. 2006 [cited 25 May 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092006000100012&lng=en&nrm=iso> .

O presente texto relata uma experiência exitosa na utilização da cultura local nas oficinas de arte-educação, esportes e lazer, desenvolvida com jovens de 14 a 24 anos em situação de risco social de abrigos, grotas e favelas da região metropolitana de Maceió, Estado de Alagoas. A experiência foi desenvolvida por um período de dois anos com o educador social, pentacampeão pernambucano e bicampeão brasileiro de ginástica olímpica e trampolim acrobático - Gilvan Ciríaco - e agentes jovens multiplicadores da iniciativa.

Keywords : educação não-formal; arte-educação; formação continuada; historia de vida.

        · text in portuguese