1Sociodramas familiares: em busca de novas conexões afetivasFundamentos teóricos e metodológicos da pedagogia social na Europa (Itália) author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

I Congresso Internacional de Pedagogia Social



Abstract

BARBOSA, George. Índices de resiliência: análise em professores do Ensino Fundamental.. In: I CONGRESSO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA SOCIAL, 1., 2006, . Proceedings online... Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092006000100014&lng=en&nrm=abn>. Acess on: 25 May. 2024.

O estudo da resiliência no âmbito da escola tem crescido e a pesquisa de fórmulas de mensuração e avaliação tem sido objeto de estudos, tanto para a elaboração de projetos de apoio, como para a análise de currículos, formação de turmas e, num plano maior, a estruturação de políticas públicas. Tais pesquisas buscam evidenciar um índice de um ou mais fatores que constituem a resiliência. Verificamos que os índices, ao serem apresentados carecem de uma explicitação de como eles se compõem em termos dos fatores constitutivos da resiliência. MÉTODO: utilizando a proposta de Reivich e Shatteé (2002), realizamos um levantamento de dados em uma população de 423 alunos do Ensino Fundamental no Estado de São Paulo. Com os índices obtidos, elaboramos uma análise estatística descritiva e também aplicamos critérios de Correlação, Covariância e Mediana. RESULTADO: Foi possível identificar na coleta de dados os fundamentos constitutivos nos fatores de resiliência. CONCLUSÃO: A análise estatística descritiva explicita os critérios que organizam os índices obtidos e tal explicitação apóia e oferece subsídios para a elaboração de políticas públicas e análise de currículos.

Keywords : resiliência; avaliação; políticas públicas; projetos de apoio.

        · text in portuguese