1Reflexões sobre pesquisa histórica com base em idéias e práticas sobre a assistência à infância no Brasil na passagem do século XIX para o XX índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

I Congresso Internacional de Pedagogia Social



Resumen

PEREIRA, Ivanise Franco. Organizações não-governamentais no Brasil: o terceiro setor numa nova era econômica, política e social. In Anales del 1. I Congresso Internacional de Pedagogia Social, 2006, São Paulo (SP) [online]. 2006 [citado 04 Mayo 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092006000100020&lng=es&nrm=iso> .

Este trabalho pretende mostrar como o Terceiro Setor tem se apresentado e desenvolvido no Brasil, através das instituições sociais que realizam atividades sócio-econômicas, educativas e culturais, visando auxiliar a criança, o adolescente e o adulto no processo de desenvolvimento cognitivo e de inserção social. Dentre estas instituições, um grande número é composto por Organizações Não-Governamentais que atuam principalmente na defesa dos direitos civis e na preservação do meio-ambiente têm um papel de extrema relevância no cenário brasileiro. Paralelamente os Movimentos Populares, através principalmente da Educação Popular e da Educação Comunitária, têm reforçado a atuação na área social, motivados principalmente por ícones da educação no Brasil como Paulo Freire, que deixou um legado inestimável de valorização e respeito às camadas de baixa renda. No Brasil, a mudança gradual e lenta da cultura política é fator e resultado do exercício da cidadania, que interfere, interage e influencia na construção dos processos democráticos em curso, segundo os princípios da eqüidade e da justiça. O Terceiro Setor em expansão tem criado e desenvolvido frentes de trabalho, e estrutura-se como empresas. De acordo com todo esse panorama, a educação não-formal consolida a atuação da sociedade civil organizada, que busca através de suas atividades, complementar a formação da criança, do adolescente e do adulto.

Palabras llave : ONGs; Terceiro Setor; criança e adolescente; desenvolvimento cognitivo; inserção social; educação não-formal.

        · texto en portugués