1Participação social e formação política de crianças e jovensA educação social no Brasil: contribuições para o debate author indexsubject indexsearch form
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I Congresso Internacional de Pedagogia Social



Abstract

SOUZA NETO, João Clemente de. Programas sociais, fortalecimento do mal e do bem-estar social.. In: I CONGRESSO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA SOCIAL, 1., 2006, . Proceedings online... Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092006000100023&lng=en&nrm=abn>. Acess on: 04 May. 2024.

O objetivo deste artigo é descrever a construção dos direitos de crianças e adolescentes no Brasil e o modo pelo qual esse processo se transforma numa ferramenta pedagógica, capaz de despertar o sujeito para a autonomia, a criatividade e a capacidade de fazer escolhas. Nesse cenário, emerge uma nova concepção de homem público e de cidadania, uma forma de "competência politizada [...] em oposição à cultura tecnocrata em seu viés despolitizado" (Manzini-Covre, 1996:77). Uma outra questão é a busca dos motivos que conduzem determinadas crianças e adolescentes a transformar em vantagens as fragilidades do seu cotidiano. Quais seriam as bases da renovação das biografias e da construção de caminhos bem sucedidos em pessoas submetidas a revezes de tal monta que poderiam facilmente aniquilá-las? Acreditamos que o conteúdo central dessas categorias e questionamentos deve se circunscrever na ética da amizade ou na política da vida.

Keywords : direito da criança e do adolescente; educação não-formal; pedagogia social; História da Criança.

        · text in portuguese