1Participação social e formação política de crianças e jovensA educação social no Brasil: contribuições para o debate índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

I Congresso Internacional de Pedagogia Social



Resumen

SOUZA NETO, João Clemente de. Programas sociais, fortalecimento do mal e do bem-estar social. In Anales del 1. I Congresso Internacional de Pedagogia Social, 2006, São Paulo (SP) [online]. 2006 [citado 04 Mayo 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092006000100023&lng=es&nrm=iso> .

O objetivo deste artigo é descrever a construção dos direitos de crianças e adolescentes no Brasil e o modo pelo qual esse processo se transforma numa ferramenta pedagógica, capaz de despertar o sujeito para a autonomia, a criatividade e a capacidade de fazer escolhas. Nesse cenário, emerge uma nova concepção de homem público e de cidadania, uma forma de "competência politizada [...] em oposição à cultura tecnocrata em seu viés despolitizado" (Manzini-Covre, 1996:77). Uma outra questão é a busca dos motivos que conduzem determinadas crianças e adolescentes a transformar em vantagens as fragilidades do seu cotidiano. Quais seriam as bases da renovação das biografias e da construção de caminhos bem sucedidos em pessoas submetidas a revezes de tal monta que poderiam facilmente aniquilá-las? Acreditamos que o conteúdo central dessas categorias e questionamentos deve se circunscrever na ética da amizade ou na política da vida.

Palabras llave : direito da criança e do adolescente; educação não-formal; pedagogia social; História da Criança.

        · texto en portugués