1Programas sociais, fortalecimento do mal e do bem-estar socialProfessores da educação básica de origem africana negra em Maringá author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

I Congresso Internacional de Pedagogia Social



Abstract

CARVALHO, Josué de Oliveira and CARVALHO, Lindalva R. S. O. A educação social no Brasil: contribuições para o debate. In Proceedings of the 1. I Congresso Internacional de Pedagogia Social, 2006, São Paulo (SP) [online]. 2006 [cited 23 June 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092006000100024&lng=en&nrm=iso> .

O presente artigo discute o surgimento do termo Educação Social no contexto brasileiro. Partindo da problematização do termo em si pelo pleonasmo que representa, demonstra como este conceito tem sido concebido como um conjunto de ações que atribuem à educação não-formal a tarefa de minimizar as conseqüências de um quadro social que multiplica a população de miseráveis no país desde as duas últimas décadas do séc. XX. Discorre também sobre as novas formas de articulação da sociedade civil com o poder público que, numa relação de parceria, se associam na busca de uma solução comum. Finalmente, apresenta as medidas sócio-educativas como pertencentes ao escopo da educação social e como estas vêm sendo executadas no Estado de Minas Gerais através de parcerias do poder público com a sociedade civil.

Keywords : Educação social; Pedagogia social; Educação não-formal; sociedade civil.

        · text in portuguese