1Professores da educação básica de origem africana negra em MaringáO eca e as práticas de atendimento à drogadição na adolescência author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

I Congresso Internacional de Pedagogia Social



Abstract

SANTIS, Lúcia Maria de Oliveira. A prática do pedagogo orientador educacional no ensino público do Distrito Federal: em rede social.. In: I CONGRESSO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA SOCIAL, 1., 2006, . Proceedings online... Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092006000100026&lng=en&nrm=abn>. Acess on: 25 May. 2024.

A investigação teve como objetivo identificar qual a prática do pedagogo orientador educacional na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Utilizou-se o referencial da pesquisa qualitativa, mais especificamente, os fundamentos da pesquisa oral. O universo do estudo envolveu pedagogas/ orientadoras educacionais que atuam na 1ª série a 4ª série, na 5ª série a 8ª série e no Ensino médio. Entre outras conclusões, constatou-se que o pedagogo orientador educacional vem utilizando-se para as soluções dos problemas que se apresentam em seu cotidiano de uma rede social. Evidenciou-se que as soluções dos problemas que se apresentam na sua prática educacional, por serem de natureza diversa, fogem da competência apenas da escola, portanto tem sido necessário o tecimento de uma rede social de ajuda mútua, que envolve várias instituições e profissionais de diferentes áreas. A busca de soluções e/ou possíveis caminhos, move a vontade coletiva, e, é o fio condutor que liga e dirige a rede. A formação e o perfil do pedagogo orientador educacional são determinantes na partilha e complementação de serviços dentro de uma rede social.

Keywords : Educação; pedagogo orientador educacional; pesquisa oral.

        · text in portuguese