1O eca e as práticas de atendimento à drogadição na adolescênciaEducação em saúde: construindo uma pedagogia do cuidado na escola pública author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

I Congresso Internacional de Pedagogia Social



Abstract

OLIVEIRA, Luciane Monteiro. A iconografia como desdobramento da concepção de mundo da comunidade Maxakali. In Proceedings of the 1. I Congresso Internacional de Pedagogia Social, 2006, São Paulo (SP) [online]. 2006 [cited 23 June 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092006000100028&lng=en&nrm=iso> .

O objetivo do presente trabalho é apresentar a iconografia da comunidade indígena Maxakali como um fenômeno estético, logo, filosófico e enfatizar as diferenças de concepção de mundo. A relevância do trabalho consiste em possibilitar uma reflexão sobre a escola Maxakali no âmbito das políticas públicas governamentais apontando as diretrizes que regem os programas de educação indígena. Os resultados alcançados demonstram que a arte é uma das linguagens possíveis em que está patente a filosofia do grupo, baseando na assertiva de que a iconografia contempla a dimensão existencial no plano físico, por meio de seus registros gráficos, e espiritual, por meio das narrativas e cantos, performance das imagens. A metodologia empregada na pesquisa é a mitohermenêutica simbólica de cunho antropológico cujo princípio é um cuidado investido na reflexão e na prática do conhecimento que proporciona demarcar os caminhos percorridos pela pesquisadora na inserção do contexto de sua investigação.

Keywords : Maxakali; mitohermenêutica; iconografia; cultura indígena; educação indígena.

        · text in portuguese