1Educação em saúde: construindo uma pedagogia do cuidado na escola públicaA escola no sistema sócio-educativo do Rio de Janeiro author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

I Congresso Internacional de Pedagogia Social



Abstract

BIDO, Luiz Cláudio. Contemporaneidade, subjetivação e agressividade: para compreender o desejo em adolescentes infratores. In Proceedings of the 1. I Congresso Internacional de Pedagogia Social, 2006, São Paulo (SP) [online]. 2006 [cited 23 June 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092006000100030&lng=en&nrm=iso> .

O trabalho analisa material produzido em oficinas pedagógicas com adolescentes em liberdade assistida da FEBEM (Fundação para o Bem-Estar do Menor) de São Paulo. Tal material inclui especialmente letras de RAPs compostas pelos adolescentes durante os encontros ocorridos no Centro Universitário FMU. A análise do material produzido foca-se no estudo da compreensão epistemológica dos atos infracionais adolescentes, da relação da sociedade com esses atos infracionais e da visão social sobre esse grupo de adolescentes. Analisa, também, como os elementos da contemporainedade, entre eles, o consumo, o narcisismo e a violência, interferem na constituição da subjetividade dos adolescentes infratores. Essa discussão abarca também a questão do desejo e da relação com a figura paterna como constituintes subjetivos envolvidos no ato infracional.

Keywords : Febem; liberdade assistida; ato infracional; adolescente; contemporaneidade; educação não-formal.

        · text in portuguese