1A escola no sistema sócio-educativo do Rio de JaneiroSingularidades e diferenças: gênero e exclusão na sala de aula author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

I Congresso Internacional de Pedagogia Social



Abstract

PASCAL, Maria Aparecida Macedo. A pedagogia libertária: um resgate histórico. In Proceedings of the 1. I Congresso Internacional de Pedagogia Social, 2006, São Paulo (SP) [online]. 2006 [cited 25 May 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092006000100032&lng=en&nrm=iso> .

Este trabalho analisa a entrada no Brasil de imigrantes europeus em fins do século XIX como solução para a questão do trabalho. Discute o projeto da elite paulista de criar um modelo civilizatório e uma cidade branca e européia e as resistências encontradas a esta proposta pelos trabalhadores nacionais e imigrantes. Verifica-se a presença desta força de trabalho constituída 90% de estrangeiros, muitos deles portadores de uma visão libertária e de transformação da sociedade. Neste contexto, analisa-se a pedagogia libertária, a educação integral e as experiências escolares criadas na Europa.No Brasil, avalia-se a preocupação libertária com analfabetismo e a criação das escolas modernas nos bairros do Belenzinho e Brás. Discutem-se os métodos adotados, os educadores que se destacaram, dentre eles: João Penteado e Florentino de Carvalho. O trabalho busca recuperar a pedagogia libertária que tinha como projeto reabilitar a humanidade para uma vida coletiva, preservando a igualdade de gênero, garantindo o espírito crítico, abrindo caminho para a transformação social,constituindo-se assim nas raízes da pedagogia social no limiar do século XX.

Keywords : imigração; pedagogia libertária; educação integral; João Penteado; História da Educação.

        · text in portuguese