1A pedagogia libertária: um resgate históricoEducação não-formal na pedagogia social author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

I Congresso Internacional de Pedagogia Social



Abstract

MONTEIRO, Maria Bellini Alves and MONTEIRO, Marko Synésio Alves. Singularidades e diferenças: gênero e exclusão na sala de aula.. In: I CONGRESSO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA SOCIAL, 1., 2006, . Proceedings online... Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092006000100033&lng=en&nrm=abn>. Acess on: 25 May. 2024.

A investigação etnográfica no Ensino Fundamental de uma escola pública de periferia realizada no período de 2003 a julho de 2005 nos permitiu refletir sobre como as singularidades se manifestam e evolvem no cotidiano da sala de aula. Esta pesquisa foi iniciada numa turma do primeiro ano do segundo ciclo da Escola Fundamental (antiga terceira série) e continuou com o estudo de caso de um aluno, tendo sido feito seu acompanhamento até o primeiro período letivo do terceiro ciclo do Primeiro Grau. A observação na escola formal e na participação do aluno no Projeto Social Curumin (desenvolvido pela Prefeitura local), a realização de entrevistas não estruturadas, além de observação participante na comunidade local, foram procedimentos adotados ao longo do trabalho. O estudo de caso emergiu do interesse em acompanhar o aluno considerado problema na escola em função de seu comportamento considerado como fora do padrão para uma criança do sexo masculino aos 9 anos de idade. Foram objetos de nossa preocupação: como o contexto das interações na sala de aula, movidas por padrões estabelecidos socialmente numa relação de forças desiguais favorecem a produção de diferenças na classe, e como estas diferenças podem se constituir em fatores determinantes de fracasso e exclusão no interior da escola. Este estudo busca apoio teórico em autores que analisam Gênero como conceito relacional especialmente Judith Butler e Guacira Lopes Louro, dentre outros. Os estudos do cotidiano que privilegiam uma abordagem das diferenças analisadas à luz dos estudos culturais também foram fundamentais para compreender a centralidade dos fenômenos sociais na produção das diferenças e na compreensão da cultura da classe no contexto da escola e no seu entorno.

Keywords : Gênero; Exclusão; Diferença; Escola Básica.

        · text in portuguese