1Educação não-formal na pedagogia socialCartografia como instrumento da pedagogia social author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

I Congresso Internacional de Pedagogia Social



Abstract

FERREIRA, Maria Elisa de Mattos Pires. Ser educador, o que significa isso? Um estudo do sentido do ser educador para as formandas de Pedagogia, curso que hoje apresenta a perspectiva de atuação na educação informal.. In: I CONGRESSO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA SOCIAL, 1., 2006, . Proceedings online... Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092006000100035&lng=en&nrm=abn>. Acess on: 25 May. 2024.

O estudo apresentado resultou de uma inquietação originada de minha vivência como formadora de educadores, atividade que exerço há cerca de três décadas. Nesse exercício, algumas questões ganharam importância dentre minhas preocupações: Quem são os sujeitos que buscam se tornar educadores? Como pensam? Como vivem? Por que escolheram ser educadores e como se sentem em relação a essa opção? Minha angústia cresceu à medida que refletia sobre o fato de a realidade ser destituída de existência em si, já que depende de relações simbólicas, fazendo-se conforme os significados ou sentidos que atribuímos às coisas. Tal reflexão fez vir à luz um ponto altamente importante: os futuros educadores exercerão suas profissões a partir do sentido que atribuem ao "ser educador". Movida por essas questões, em 2005, realizei uma pesquisa qualitativa, modalidade fenomenológica, sobre os significados do "ser educador" que possuíam as concluintes de Pedagogia da IES onde leciono, porque dentre as perspectivas profissionais do pedagogo, originada das novas demandas sócio-educacionais e possibilitada pela legislação vigente, está a de atuar na educação informal. Dessa pesquisa resultou o presente trabalho, cujo cerne consiste em refletir sobre como estas novas pedagogas podem contribuir para uma sociedade mais justa numa realidade em constante transformação. Como apoio teórico para a reflexão feita, tomei Anthony Giddens e autores da Sociologia Clínica, em especial Maria de Lourdes Manzini-Covre.

Keywords : formação de educadores; educação não-formal; pedagogia social.

        · text in portuguese