1Ser educador, o que significa isso? Um estudo do sentido do ser educador para as formandas de Pedagogia, curso que hoje apresenta a perspectiva de atuação na educação informalFormação docente e ação multiplicadora entre pares na discussão de temas sobre saúde cardiovascular author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

I Congresso Internacional de Pedagogia Social



Abstract

GOUVEIA, Maria Júlia Azevedo. Cartografia como instrumento da pedagogia social. In Proceedings of the 1. I Congresso Internacional de Pedagogia Social, 2006, São Paulo (SP) [online]. 2006 [cited 25 May 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092006000100036&lng=en&nrm=iso> .

O Projeto Gestores de Aprendizagem Sócio-educativa tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento das ações sócio-educativas desenvolvidas cotidianamente nas organizações não-governamentais por meio da formação de profissionais das ONGs e de técnicos do poder público, responsáveis pelo acompanhamento do trabalho destas organizações. O princípio da formação destes profissionais é o planejamento coletivo de projetos educativos que considerem a aprendizagem como foco prioritário do trabalho desenvolvido e os sujeitos criança/adolescente como atores principais da ação pedagógica. Essa condição de centralidade dos educandos no processo educativo é concretizada por meio da estratégia da cartografia. O primeiro objetivo da realização de atividades cartográficas é considerar o universo das crianças e adolescentes ao explicitar seus sonhos, desejos e percepções. O segundo é incluir os diversos espaços de aprendizagem da comunidade nos projetos educativos, a partir da cartografia dos relacionamentos estabelecidos pelas crianças e jovens em seus territórios. Esta ferramenta pedagógica permite que os educadores desenvolvam projetos educativos que considerem os universos de interesses, desejos e relacionamentos das crianças e jovens. A adoção da cartografia como ferramenta pedagógica também produz efeitos na gestão destas ONGs, como: a ampliação de espaços coletivos de planejamento; avaliação das ações; incremento dos recursos materiais a disposição do aprendizado; aumento da interlocução das organizações com outros atores da comunidade.

Keywords : educação não-formal; metodologia de ensino da geografia; cartografia; ações sócio-educativas.

        · text in portuguese