1Cartografia como instrumento da pedagogia socialPedagogia social: impasses, desafios e perspectivas em construção author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

I Congresso Internacional de Pedagogia Social



Abstract

BORTOLOZZO, Maria Silvia Sanchez. Formação docente e ação multiplicadora entre pares na discussão de temas sobre saúde cardiovascular.. In: I CONGRESSO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA SOCIAL, 1., 2006, . Proceedings online... Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092006000100037&lng=en&nrm=abn>. Acess on: 25 May. 2024.

O Programa "Alunos multiplicadores de estilo de vida saudável" desenvolvido na Unidade de Epidemiologia Clínica do InCor - HCFMUSP apresenta como resultado consolidado a capacitação de professores de escolas públicas com abordagens didático-pedagógica apropriadas para a educação em saúde e a formação de alunos multiplicadores do estilo de vida saudável. O programa desenvolveu uma forma de linguagem apropriada ao diálogo horizontal entre pares de alunos do ensino fundamental, ciclo II, relativo ao desenvolvimento da prevenção de doenças cardiovasculares. Este artigo está apensado ao programa descrito e centrado no estudo de docentes que ministram aulas aos alunos submetidos à ação multiplicadora. Pretende-se verificar como os docentes das "escolas de Intervenção" reestruturam a concepção (o que eles pensam sobre saúde) e que prática educativa exercitam em sala de aula (como ensinam) a promoção da saúde cardiovascular quando comparados aos professores das "escolas controle". O objetivo deste artigo é apresentar o método proposto para coleta de dados e a análise dos mesmos, baseado nas manifestações discursivas de professores apoiada na teoria bakhtiniana, e na análise do discurso proposta por MARCUSCHI. Com base nos autores serão comparados padrões discursivos entre professores/educadores das escolas do grupo controle e de intervenção sob diferentes níveis de compreensão dos mesmos sobre informação em saúde cardiovascular.

Keywords : vida saudável; Incor; educação em saúde; multiplicadores; doenças cardiovasculares.

        · text in portuguese