1Pedagogia social: impasses, desafios e perspectivas em construçãoO perfil do pedagogo para atuação em espaços não-escolares author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

I Congresso Internacional de Pedagogia Social



Abstract

FRANCO, Marina Minussi and BORBA, Patrícia Leme de Oliveira. As influências advindas do contexto social na relação do educador social e a criança/ adolescente popular urbano.. In: I CONGRESSO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA SOCIAL, 1., 2006, . Proceedings online... Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092006000100039&lng=en&nrm=abn>. Acess on: 25 May. 2024.

Este relato pretende apontar algumas das influências advindas do contexto social no qual se dá a intervenção dos educadores sociais com seus educandos, no caso crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, num espaço institucional de educação não-formal. Os apontamentos aqui presentes fazem parte das reflexões junto a um grupo de educadores sociais do Projeto Gente Nova Progen. Esta instituição é uma Organização não-governamental que atua há 21 anos na Vila Castelo Branco, periferia da cidade de Campinas, interior do Estado de São Paulo, junto a crianças/adolescentes (entre 7 a 17 anos e 11 meses) e suas famílias que possuem suas rendes de suporte social bastante fragilizadas. No cotidiano, abre-se mão das mais diversas possibilidades de linguagem de expressão artísticas, culturais, jornalísticas, práticas profissionalizantes, etc. E busca-se a criação de um ambiente acolhedor onde a criança e o adolescente possam experienciar a prática da democracia e da cidadania. Advindo da localização física e social do contexto onde se desenvolve este trabalho, vivencia-se uma variedade de influências, que circulam entre o universo do macro e do micro social. Tem-se uma crescente desigualdade social por um lado e, por outro uma sociedade pautada no consumo, veiculada pelos meios de informação, gerando a ligação de muitos dos nossos usuários, cada vez mais novos, à ilegalidade e ao tráfico de drogas. A este quadro soma-se a precariedade das políticas sociais.

Keywords : educação; educação não-formal; inclusão social; formação de educadores.

        · text in portuguese