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I Congresso Internacional de Pedagogia Social



Resumen

VASCONCELOS, Sandra Maia Farias. Intervenção escolar em hospitais para crianças internadas: a formação alternativa re-socializadora. In Anales del 1. I Congresso Internacional de Pedagogia Social, 2006, São Paulo (SP) [online]. 2006 [citado 05 Mayo 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092006000100048&lng=es&nrm=iso> .

Esse estudo teve como objetivo perceber como a presença de atividades escolares nos leitos de hospitais infantis pode contribuir para a reconstrução da identidade social de crianças e adolescentes. A metodologia utilizada foi a observação participante e a analise do discurso em historia de vida do sujeito coletivo, incluindo quatro grupos envolvidos no processo: os profissionais de saúde, os pedagogos, os pacientes e os acompanhantes. Para os profissionais e acompanhantes, a escola é um recurso de ocupação para as crianças; os pedagogos estimaram que a escolarização é uma recurso à recuperação da auto-estima dos doentes. Essas respostas levaram a ver junto aos adolescentes, o que eles pensavam sobre a intervenção escolar no hospital. Suas respostas foram além das questões. Os adolescentes não vêem a intervenção escolar no hospital como escolarização. Entretanto, aceitam e até pedem a presença dos pedagogos junto a eles. Esse fato apareceu como um paradoxo no início. A escuta desses adolescentes mostrou que o que se pensava ser uma contradição, na verdade, para eles era lógico. Os adolescentes demonstraram um forte desejo de falar sobre a situação que estavam vivendo naquele momento e sobre sua própria historia. A intervenção pedagógica era pedida pelos adolescentes como uma maneira de ter junto a eles alguém que fosse exterior ao serviço médico e familiar e que lhes garantisse a manutenção de sua identidade escolar tida como principal identidade social.

Palabras llave : Educação; pedagogia hospitalar; crianças e adoelscentes; escolarização; intervenção pedagógica.

        · texto en portugués