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II Congresso Internacional de Pedagogia Social



Abstract

OLIVEIRA, Cristiane Gonçalves de. Educação não formal de crianças e adolescentes: expectativas quanto ao programa de Núcleos Comunitários em Campinas, SP. In Proceedings of the 2nd II Congresso Internacional de Pedagogia Social, 2008, São Paulo (SP) [online]. 2009 [cited 24 April 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092008000100002&lng=en&nrm=iso> .

Esta pesquisa se limita à prática de educação não formal ocorrida no programa municipal Núcleos Comunitários de Crianças e Adolescentes, freqüentados diariamente no período inverso ao escolar. Esse programa recebe recursos do governo para manutenção de suas unidades de prestação direta de serviços. Os recursos são utilizados na perspectiva de que cada criança ou adolescente matriculada permaneça até completar 14 anos de idade. A pesquisa pretende responder a seguinte pergunta a respeito de seu objeto: como se relacionam as expectativas das pessoas implicadas (usuários, famílias, profissionais e autoridades) no programa de Núcleos Comunitários de Crianças e Adolescentes frente a este mesmo programa? Para isso, adotamos uma definição comum de expectativa, ou seja, aquela que designa a situação de quem espera uma realização que se acha provável. Esperança, baseada em supostos direitos, probabilidades ou promessas (SILVA, 1964, p. 436). Nossa hipótese inicial era de que as expectativas fossem, de modo geral, convergentes, ainda que houvesse, também, pontos nos quais elas divergissem ou em relação aos quais se confrontassem. Ao todo, foram realizadas 35 entrevistas, algumas com a técnica da gravação. As entrevistas foram realizadas no período de agosto a novembro de 2007. Os grupos serão representados como se segue: usuários, famílias, profissionais e autoridades. A abordagem do caso foi de cunho qualitativo, em quatro unidades do programa, escolhidas de acordo com a disponibilidade das profissionais que trabalham naquelas unidades. O procedimento adotado foi a entrevista semi-estruturada, que abrangeu expectativas quanto a quatro aspectos: proteção, apoio à escola, formação para o trabalho e sociabilidade.A escolha dos quatro aspectos da análise se deu baseada na análise de 188 registros de matrícula, realizada em uma das unidades do programa.

Keywords : Educação não-formal; Assistência Social; Políticas Públicas.

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