2Educação não formal de crianças e adolescentes: expectativas quanto ao programa de Núcleos Comunitários em Campinas, SPEducação escolar pública na perspectiva de jovens protagonistas participantes de uma ONG author indexsubject indexsearch form
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II Congresso Internacional de Pedagogia Social



Abstract

LONGONI, Daniela and SANTOS, Karine. Imagens sobre o trabalho: notas para uma pedagogia juvenil. In Proceedings of the 2nd II Congresso Internacional de Pedagogia Social, 2008, São Paulo (SP) [online]. 2009 [cited 25 April 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092008000100003&lng=en&nrm=iso> .

A construção da cidadania juvenil é um tema estratégico nas sociedades latino-americanas de nosso tempo. Nessa perspectiva, um conjunto de práticas está sendo direcionado a este segmento da população visando atuar na contramão dos processos de exclusão social. Destas práticas podemos destacar os projetos de qualificação profissional, os quais vislumbram o acesso à profissionalização e ao emprego formal e que, envolvidos em espaços de educação não-formal, são formados, deformados e transformados em futuros trabalhadores. Que imagens constroem sobre trabalho e seus ofícios? Que profissões os jovens percebem como mais valorizadas pela sociedade? Que saberes os jovens entendem como necessários para a formação de determinadas profissões? Nas representações sobre o trabalho entre populações de baixa renda é muito forte a idéia do trabalho como elemento que confere a dignidade pessoal. Desse modo, o indivíduo alcança a sua dignidade ao corresponder ao papel social de trabalhador (ZALUAR, 1994, p. 234). A presente reflexão apresenta construções de imagens sobre o mundo do trabalho e seus ofícios, presentes na falas de jovens participantes de projetos de qualificação profissional desenvolvidos por ONGs das cidades de São Leopoldo e Novo Hamburgo/RS. Como referencial teórico trabalhamos com Moscovici (1978), a respeito das representações sociais, Graciani (2001) e Costa (1999), sobre a educação social, Dayrell (2003) e suas reflexões sobre juventude contemporânea, além de estudos de Marilena Nakano (2007) sobre as relações entre juventude, escolarização e trabalho. Resultados revelam, entre outros, a importância de se considerar as imagens construídas pelos jovens, como elementos que nos ajudam a desenhar uma pedagogia com os jovens.

Keywords : juventude; trabalho; educação social; projetos de qualificação profissional.

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