2Educação não formal de crianças e adolescentes: expectativas quanto ao programa de Núcleos Comunitários em Campinas, SPEducação escolar pública na perspectiva de jovens protagonistas participantes de uma ONG índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

II Congresso Internacional de Pedagogia Social



Resumen

LONGONI, Daniela y SANTOS, Karine. Imagens sobre o trabalho: notas para uma pedagogia juvenil. In Anales del 2º II Congresso Internacional de Pedagogia Social, 2008, São Paulo (SP) [online]. 2009 [citado 03 Mayo 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092008000100003&lng=es&nrm=iso> .

A construção da cidadania juvenil é um tema estratégico nas sociedades latino-americanas de nosso tempo. Nessa perspectiva, um conjunto de práticas está sendo direcionado a este segmento da população visando atuar na contramão dos processos de exclusão social. Destas práticas podemos destacar os projetos de qualificação profissional, os quais vislumbram o acesso à profissionalização e ao emprego formal e que, envolvidos em espaços de educação não-formal, são formados, deformados e transformados em futuros trabalhadores. Que imagens constroem sobre trabalho e seus ofícios? Que profissões os jovens percebem como mais valorizadas pela sociedade? Que saberes os jovens entendem como necessários para a formação de determinadas profissões? Nas representações sobre o trabalho entre populações de baixa renda é muito forte a idéia do trabalho como elemento que confere a dignidade pessoal. Desse modo, o indivíduo alcança a sua dignidade ao corresponder ao papel social de trabalhador (ZALUAR, 1994, p. 234). A presente reflexão apresenta construções de imagens sobre o mundo do trabalho e seus ofícios, presentes na falas de jovens participantes de projetos de qualificação profissional desenvolvidos por ONGs das cidades de São Leopoldo e Novo Hamburgo/RS. Como referencial teórico trabalhamos com Moscovici (1978), a respeito das representações sociais, Graciani (2001) e Costa (1999), sobre a educação social, Dayrell (2003) e suas reflexões sobre juventude contemporânea, além de estudos de Marilena Nakano (2007) sobre as relações entre juventude, escolarização e trabalho. Resultados revelam, entre outros, a importância de se considerar as imagens construídas pelos jovens, como elementos que nos ajudam a desenhar uma pedagogia com os jovens.

Palabras llave : juventude; trabalho; educação social; projetos de qualificação profissional.

        · texto en portugués     · pdf en portugués