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II Congresso Internacional de Pedagogia Social
Abstract
REIS, Denise Maria. Educação escolar pública na perspectiva de jovens protagonistas participantes de uma ONG.. In: II CONGRESSO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA SOCIAL, 2., 2008, São Paulo. Proceedings online... Faculdade de Educação da Univerisdade de São Paulo, Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092008000100004&lng=en&nrm=abn>. Acess on: 21 May. 2024.
Este trabalho analisa a compreensão de jovens denominados/as protagonistas a respeito da educação escolar pública em confronto com a educação desenvolvida na e pela ONG da qual fazem parte na cidade de Campinas/SP. O estudo é parte da pesquisa de mestrado desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos. Considerando o contexto crescente de responsabilização das ONGs pela educação para a cidadania, torna-se relevante investigar a compreensão que possuem a respeito destas, tendo em vista a sua melhoria a partir das relações estabelecidas ou não com os processos educativos vivenciados. A educação popular libertadora (Freire e Fiori), a anti-pedagogia (Enrique Dussel)e a educação social (Trilla e Petrus) constituem o referencial teórico-metodológico central do estudo. A abordagem qualitativa de pesquisa de natureza descritiva, adotando-se o paradigma da Teoria Crítica, abrange procedimentos metodológicos de caráter participativo, tais como o diálogo e a convivência com os/as jovens em momentos de formação e de participação social designada protagônica. Os resultados indicam que os/as jovens têm apreendido a educação escolar como mera obrigatoriedade para ingresso no mercado de trabalho e a escola pública como desconectada de seus interesses de vida. Ainda assim, assinalam a importância que deveriam ter para a sua formação integral, apresentando anseios que levam em conta as suas subjetividades, através das mais variadas formas de expressão, e a construção conjunta de espaços democráticos.
Keywords : Educação Escolar Pública; Educação Não-Escolar; Educação Popular; Processos Educativos; Participação Social; Protagonismo Juvenil.