2Imagens sobre o trabalho: notas para uma pedagogia juvenilA Pedagogia Social na Educação: análise de perspectivas de formação e atuação dos educadores sociais no Brasil author indexsubject indexsearch form
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II Congresso Internacional de Pedagogia Social



Abstract

REIS, Denise Maria. Educação escolar pública na perspectiva de jovens protagonistas participantes de uma ONG. In Proceedings of the 2nd II Congresso Internacional de Pedagogia Social, 2008, São Paulo (SP) [online]. 2009 [cited 16 April 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092008000100004&lng=en&nrm=iso> .

Este trabalho analisa a compreensão de jovens denominados/as protagonistas a respeito da educação escolar pública em confronto com a educação desenvolvida na e pela ONG da qual fazem parte na cidade de Campinas/SP. O estudo é parte da pesquisa de mestrado desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos. Considerando o contexto crescente de responsabilização das ONGs pela educação para a cidadania, torna-se relevante investigar a compreensão que possuem a respeito destas, tendo em vista a sua melhoria a partir das relações estabelecidas ou não com os processos educativos vivenciados. A educação popular libertadora (Freire e Fiori), a anti-pedagogia (Enrique Dussel)e a educação social (Trilla e Petrus) constituem o referencial teórico-metodológico central do estudo. A abordagem qualitativa de pesquisa de natureza descritiva, adotando-se o paradigma da Teoria Crítica, abrange procedimentos metodológicos de caráter participativo, tais como o diálogo e a convivência com os/as jovens em momentos de formação e de participação social designada protagônica. Os resultados indicam que os/as jovens têm apreendido a educação escolar como mera obrigatoriedade para ingresso no mercado de trabalho e a escola pública como desconectada de seus interesses de vida. Ainda assim, assinalam a importância que deveriam ter para a sua formação integral, apresentando anseios que levam em conta as suas subjetividades, através das mais variadas formas de expressão, e a construção conjunta de espaços democráticos.

Keywords : Educação Escolar Pública; Educação Não-Escolar; Educação Popular; Processos Educativos; Participação Social; Protagonismo Juvenil.

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