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II Congresso Internacional de Pedagogia Social



Abstract

PAULA, Ercília Maria Angeli Teixeira de and MACHADO, Érico Ribas. A Pedagogia Social na Educação: análise de perspectivas de formação e atuação dos educadores sociais no Brasil. In Proceedings of the 2nd II Congresso Internacional de Pedagogia Social, 2008, São Paulo (SP) [online]. 2009 [cited 19 April 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092008000100005&lng=en&nrm=iso> .

A experiência da pesquisa e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Pedagogia Social (CNPq) nos possibilita um processo formativo e cultural que ocorre além das salas de aula, proporcionando conhecimentos e exigindo uma postura crítica e reflexiva frente às diversas realidades que nos são apresentadas. Foi esse o sentimento e consciência desenvolvidos no grupo de estudos e na pesquisa de Iniciação Científica ocorrida no período de 2006 - 2007. Os objetivos da pesquisa foram: analisar de forma crítica a história do Curso de Pedagogia e a inserção da Pedagogia Social e Educação Não-Formal nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN's) deste curso, levantar dados referentes às experiências de Pedagogia Social no Brasil, identificar às expectativas dos acadêmicos de Pedagogia da UEPG/PR em relação a esta área. A metodologia de pesquisa utilizada foi qualitativa constando de análise crítica de documentos do MEC em relação às Políticas de Formação dos profissionais da área de educação e análise das produções acadêmicas que abordam este tema. Foram enviados 49 questionários por internet para os pesquisadores da Pedagogia Social no Brasil e 150 questionários aplicados com os acadêmicos de Pedagogia da UEPG. Os dados levantados nos mostraram que nas novas DCN's, a questão da formação do Pedagogo para atuação em espaços educacionais não-escolares voltados para a inclusão de segmentos historicamente excluídos já é reconhecida. Em relação aos pesquisadores da Pedagogia Social, verificamos que eles apontaram como um grande avanço os congressos, encontros e discussões que estão se configurando nacionalmente, emergindo a necessidade de uma maior organização desse trabalho em nosso país. Com os acadêmicos da UEPG, verificou-se que dos 103 questionários devolvidos, 72 alunos pretendiam atuar em espaços formais de educação e 31 alunos em espaços não-formais. A importância de divulgarmos essas experiências e resultados obtidos condiz com o momento em que estamos vivendo no Brasil no que se refere à Pedagogia Social, a qual, através de estudos realizados vem apontando a necessidade de profissionalização. Os resultados dessa pesquisa nos mostraram que o Curso de Pedagogia vem reconhecendo a necessidade de formação desse profissional, mas aborda de forma insuficiente aspectos para esta formação. Os pesquisadores concluem que o cenário nacional exige uma organização dos trabalhos desenvolvidos na Educação Não-Formal. Todas essas verificações convergem para a expectativa dos que estão se formando como Pedagogos, já que é crescente a vontade de atuar em espaços que não sejam escolares.Concluímos que a estrutura do sistema educacional é a mesma há muito tempo, e percebemos o quanto é difícil sua mudança, mas as demandas sociais estão fazendo com que se repense a Educação vigente e suas ações, buscando novas perspectivas de atuação, mostrando que ela deve ocorrer nos mais diferentes espaços, pois possui o papel de libertação, desde que aconteça de forma responsável e consciente, como já dizia em seus escritos o grande educador Paulo Freire.

Keywords : Formação de educadores; Pedagogia; Pedagogia Social; Pesquisa.

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