2Educação do Campo: processo de ocupação social e escolarO desafio das escolas públicas e dos Conselhos Tutelares na defesa do Estatuto da Criança e do Adolescente author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

II Congresso Internacional de Pedagogia Social



Abstract

BRAUNSTEIN, Hélio Roberto. Gênero e prisão: o encarceramento de mulheres no sistema penitenciário brasileiro. In Proceedings of the 2nd II Congresso Internacional de Pedagogia Social, 2008, São Paulo (SP) [online]. 2009 [cited 26 April 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092008000100007&lng=en&nrm=iso> .

Esta comunicação oral se refere à analise e reflexão ampliada sobre os dados da dissertação de mestrado intitulada Mulher encarcerada: trajetória entre a indignação e o sofrimento por atos de humilhação e violência, defendida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. A pesquisa, concebida a partir de observações e dados coletados ao longo do exercício da função de Psicólogo junto à Penitenciária Feminina do Butantã, se propõe ao estudo do encarceramento de mulheres no Estado de São Paulo a partir de 1950 e, mais especificamente, de mulheres encarceradas nesta unidade prisional, em regimes fechado e semi-aberto, no período entre os anos de 1997 e 2002. A pesquisa busca identificar variáveis individuais e coletivas em relação às mulheres encarceradas, bem como fazer uma descrição da práxis de uma unidade prisional destinada ao encarceramento de mulheres. Considera-se neste estudo, a importância da visibilidade da questão da mulher encarcerada no âmbito das políticas públicas, a importância da execução penal especial para a mulher, alternativas de aplicação de penas, voltadas principalmente às pessoas que cometeram crimes que não envolvam atos de violência, além de problematizar a respeito da intervenção, reabilitação, reintegração e prevenção, visando contribuir minimamente para ações voltadas à diminuição da cultura da violência, da intolerância, da exclusão, da reincidência, da vulnerabilidade social e carcerária das mulheres.

Keywords : Mulheres; Violência contra a mulher; Prisão; Criminalidade; Criminologia; Políticas Públicas.

        · text in portuguese     · pdf in portuguese